quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Vale tudo pela beleza?


Hoje em dia as pessoas se preocupam tanto com o exterior e isso me deixa bastante preocupada. O que será do futuro se vivermos apenas assim? 
É claro que eu gosto de escolher bem as minhas roupas. É claro que eu amo usar maquiagem. É claro que eu não saio sem um bom perfume! Mas quando passa disso, e nós vivemos em busca de um corpo não porque queremos tê-lo, mas porque dizem que ele é mais bonito do que o nosso natural, nasce um problema. As pessoas e a mídia te dizem que você só será bonita se tiver o corpo da moda, e caso você não tenha, está fora dos padrões. Viver com estereótipos não é algo agradável e todos eles deveriam ser punidos. Para sempre.
Não, eu não estou falando que sou contra a academia. Aliás, pretendo começá-la no mês que vem! Sou contra pessoas que colocam isso em primeiro lugar em suas vidas quando na verdade não é algo importante.
Fui fazer um teste de modelo fotográfica e a menina me disse que eu precisaria entrar na academia, me dedicar ao corpo e mudar completamente a minha alimentação. Oi? Não mesmo. Não vou deixar de tomar um sorvete com o boy ou comer uma pizza com os amigos porque querem que eu faça isso. Se for uma meta minha, tudo bem, até vale o esforço. Mas para agradar terceiros? Não, obrigada.

A beleza é enganosa,
e a formosura é passageira;
mas a mulher que teme o Senhor
será elogiada. 
Provérbios 31:30

Pessoas que são lindas naturalmente põem as suas vidas em riscos porque querem chegar a um tipo de beleza que, na realidade, não é o que atrai. 
Esse é o caso da Andressa Urach. Agora, ela consegue respirar normalmente sem os aparelhos, mas, passou um grande sufoco porque colocou um tipo de silicone nas pernas. Muitos estão acompanhando o caso, então eu não vou entrar em muitos detalhes, mas o estado é grave.
Você faria o mesmo? Responda, sem pensar. Colocaria silicone ou faria qualquer outro tipo de plástica para entrar nos padrões? Ok, você pode ter o melhor cirurgião da sua cidade, não é isso que eu quero saber. Mas você se submeteria a isso? Se a sua resposta foi sim, amiga, eu tenho algumas coisas pra te dizer. 

01- Mude seu ponto de vista sobre as coisas.
Colocar um silicone ou fazer uma lipoaspiração não fará de você uma pessoa fútil. Não fará de você uma pessoa que só vê estereótipos. Não fará de você alguém ruim... caso você faça para o seu próprio agrado.
Se você quer fazer apenas porque aquela revista disse que assim é melhor, pare por aqui. Você não precisa, não. Saiba que você é linda exatamente do jeitinho que Deus te criou e achar que isso vai fazer você ser mai feliz, me perdoem queridas, mas é burrice.

02- Entenda que o que cativa é o que vem de dentro
"Ah, amiga, é claro que eu te entendo! Você quer um silicone porque aquele cara gosta de meninas com bundão, né? Vá em frente, coloca. Vai ficar até mais bonita, mesmo. Eu, se estivesse no seu lugar, colocaria..."
Saiba que pessoas que dizem isso não são amigas de verdade. Amigas mesmo vão te fazer entender o quanto você é linda sendo quem você é, do jeitinho que Deus te fez. O que vai cativar um homem, ou uma amiga, ou um chefe, ou qualquer pessoa no mundo... é o que vem de dentro de você. Quer malhar algo? Malhe seu cérebro, leia mais e fale mais coisas edificantes. Saiba que a sua beleza está naquilo que os olhos não podem enxergar. 

03- Entenda que você não é a única pessoa com celulites
Todas nós temos, ok? Não somos Barbies, somos feitas de pele, osso e carne. E quando você entender que até as top models tem espinhas, vai ver que os seus problemas são bem poucos. Seu olho te incomoda? Existem pessoas que não podem enxergar e mesmo assim agradecem a Deus todos os dias. Sua perna te incomoda? Existem pessoas que não tem as pernas e são gratas porque tem a vida. Seu cabelo te incomoda? Então fique careca e doe tudo para uma criança com câncer. Porque ela não tem e com certeza lembraria pro resto da vida desse cabelo que pra você é algo tão ruim. Se acha gorda? Existem pessoas anoréxicas que fariam de tudo para ter o seu corpo.

Não quero te assustar e fazer com que você se sinta culpada. Quero só te convidar a agradecer, porque Deus te fez de uma forma única e especial e Ele se preocupa muito com você. Quando você acha que não é perfeita, Ele sofre, porque te fez com perfeição. Saiba que o seu sorriso pode ajudar muitas pessoas e que você não deve ficar trancando-o e sofrendo porque não acha que é boa o suficiente. Você é boa sim! E pode ser feliz, pode ter a vida dos sonhos sendo gordinha. Beleza não é isso. A beleza é o sorriso, é o bem estar, é a felicidade em viver. É isso que as pessoas vão reparar em você. 


Elas são lindas, não são? E estão acima do peso que a mídia impõe. Mas parecem tristes? Ao meu ver, não. Elas são felizes porque estão de bem consigo mesmas. Elas podem criar grandes histórias e podem fazer grandes coisas sendo quem elas são. Que tal deixar a dieta de lado só por um dia e sair pra tomar um milkshake, do maior? Você merece e pode. A sua vida é uma só, e é tão curta, que passar o seu tempo pensando em como emagrecer é jogá-la fora. Não viva por futilidades. Vá, sim, à academia. Coma, sim, o que te faz bem. Visite, sim, uma nutricionista. Mas faça tudo por você. Se olhe no espelho e tente se amar. Eu tenho certeza que você consegue.
Recentemente comecei a tomar um remédio que me engordou bastante. Ouvi tantos comentários maldosos! Ouvi pessoas dizendo que "eu era tão linda quando tinha a perninha fina e agora a perdi" e que "minha barriga está crescendo e isso não está bonito" mas e daí? Talvez não esteja bonito aos olhos de algumas pessoas, mas estou me sentindo bem porque o remédio resolveu um problema que me fazia muito mal. E agora estou me sentindo LINDA, mesmo com 7kg a mais porque estou de bem comigo mesma. Vou voltar a sofrer só porque as pessoas acham que assim é melhor? Não, com certeza, não. Não sou burra a esse ponto.

A beleza de vocês não deve estar nos enfeites exteriores, como cabelos trançados e joias de ouro ou roupas finas. Ao contrário, esteja no ser interior, que não perece, beleza demonstrada num espírito dócil e tranquilo, o que é de grande valor para Deus. 

1 Pedro 3:3-4

Me conta aqui nos comentários o que você achou do post e o que você acha de você mesma. Está se amando? Se coloque sempre em segundo lugar (porque Deus é em primeiro), tá? Não deixe nunca que críticas te abalem e sorria sempre, com vontade... porque mesmo quando estamos tendo um dia ruim e só coisas que nos deixam pra baixo acontecem, Deus coloca flores nos nossos caminhos e nós nem percebemos, mas elas que nos fariam sorrir. 
Então, quero te fazer um desafio: que tal tentar ver o lado bom de tudo? Te desafio a pegar um caderninho qualquer, e anotar tudo de ruim que acontecer. Abaixo, você deve escrever o que aprendeu com essa história e o lado bom dela. Não vale largar a caneta até escrever um lado bom, porque SEMPRE tem. Você pode fazer isso com todas as coisas que no momento estão deixando o seu coração angustiado, e você vai ver que tudo valeu como aprendizado e que Deus jamais te deixaria passar por algo se isso não tivesse um propósito. Me conta o resultado aqui, tá bom? Fiquem com Deus meus amores! 

8 comentários:

  1. Muito lindo o post você está de parabéns.

    beijos já estou te seguindo
    heyraah.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Nossa, Yasmin, nossos conceitos são praticamente iguais! É impressionante como as pessoas que estão aos nosso redor (até as que julgamos como amigas), resolvem opinar sobre o nosso corpo. No meu caso, sou mega alta e relativamente magra e, amiga, ouço comentários maldosos todos os dias! Mas eu não ligo. Tenho realmente um dificuldade de engordar, mas isso não me torna uma pessoa triste. Vou continuar comendo bobagem e não vou me sujeitar a tomar suplemento, como já me recomendaram, para aumentar meu peso. Estética é algo pessoal, não é mesmo?

    A própria mídia fala coisas e depois as contradiz. Se alguém se acha acima do peso, deve procurar acompanhamento médico se não estiver satisfeito consigo mesmo ou se estiver á risco de comprometer a sua saúde. Não simplesmente porque suas amigas saem mostrando a barriga e lhe debocham por não fazer o mesmo. A sociedade é tão tola e medíocre as vezes, não é?

    Enfim, eu literalmente concordo com tudo o que você diz. A mudança tem que partir de nós mesmos, de dentro pra fora, e não de fora para dentro. Beijos, Light As The Breeze

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, completou o post! Falou o que faltava! hahaha
      Muito obrigada pela visita e pelo comentário, flor. Foi de verdade muito importante pra mim. Sucesso com seu blog! <3

      Excluir
  3. Super concordo e te parabenizo por a iniciativa de falar disso em seu blog
    As pessoas esquecem que ser lindo naturalmente é a forma mais bonita de beleza.E alem do mais,mesmo que se queira mudar algo no corpo,as pessoas não podem exagerar.Os padrões de beleza estão fazendo cada vez mais pessoas perderem o bom senso,e acabarem em situações como a da Andressa.

    ResponderExcluir